MPF participa de reunião para discutir combate à pandemia em populações indígenas

Ouça esta matéria, enquanto estiver em trânsito ou fazendo outra coisa!

Plano de Contingência foi discutido para o município de Santa Helena (PR)

No último dia 16, entidades paranaenses se reuniram para discutir um Plano de Contingência para enfrentamento da covid-19 na população indígena de Santa Helena (PR). A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Indira Bolsoni Pinheiro, participou da reunião junto com membros da Secretaria de Saúde, autoridades municipais, membro do Ministério Público do Estado do Paraná e de representantes dos acampamentos indígenas Aldeia Vya Renda, Aldeia Ara Pora, Aldeia Mokoi Joegua, Aldeia Tape Jere e Aldeia Tekoha Pyahu.

No encontro foram tratados assuntos como identificação de casos suspeitos; quais medidas de prevenção e de isolamento podem ser adotadas; e como será realizado o monitoramento e assistência de enfermagem aos pacientes suspeitos e casos positivos. Dentre as discussões, foram consideradas as possibilidades de isolamento de pacientes na própria aldeia, de realização de sanitização dos acampamentos, de suspensão de visitas às aldeias e foi destacada a importância de não realizar ritos fúnebres na comunidade, devido à gravidade do vírus. A reunião contou também com partes informativas sobre a doença, como a demonstração para as lideranças indígenas de como é feito exame e orientações sobre o uso de máscaras e medidas preventivas.

“É provável que a ausência de casos até o momento deva-se à falta de testes realizados nas comunidades, então é importante esse movimento de diagnósticos das aldeias locais e o alinhamento de como a questão será tratada respeitando a vida e a cultura indígena”, finaliza Indira.

Fonte: Ministério Público Federal

%d blogueiros gostam disto: