Ele derrotou a candidata de extrema-direita Marine Le Pen

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi reeleito neste domingo (24) para um novo mandato. Ele derrotou a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.
Os resultados também são um alívio para a União Europeia, duramente criticada por Le Pen. “Podemos contar com a França por mais cinco anos”, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no Twitter, enquanto a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escreveu: “Estou muito feliz por poder continuar nossa excelente cooperação”.
Após a divulgação da projeção que mostrou a vitória de Macron, ele foi recebido por milhares de apoiadores que estavam reunidos nas proximidades da Torre Eiffel.
Ao discursar, o presidente reeleito reconheceu que os próximos cinco anos não serão fáceis e que será presidente de uma França dividida.
Macron fez um breve discurso a apoiadores no Champ de Mars, em Paris, na noite deste domingo. O presidente afirmou saber que nem todos que votaram nele o fizeram pela sua plataforma, mas sim para evitar que a extrema direita assumisse o poder. Parecendo emocionado, ele reconheceu sua responsabilidade frente aos seus apoiadores, aos que se abstiveram e aos eleitores de Le Pen — reprimindo vaias após pronunciar o nome da opositora. “A partir desta noite, não sou o líder de um campo, mas o presidente de todos”, disse.
“Já não sou o candidato de alguns, mas o presidente de todos”, afirmou Macron, que também venceu Le Pen na eleição anterior.
Embora quase 49 milhões de franceses estivessem aptos a votar, 28% se absteve, um aumento de 2,5% em relação ao número registrado em 2017.
A votação foi aberta às 8h no horário local (3h em Brasília) e encerrada às 20h (15h em Brasília).
Embora os levantamentos indiquem sua derrota, Le Pen saudou os resultados — os melhores obtidos pela extrema direita francesa na história — como “uma vitória brilhante”. “Vou continuar meu compromisso com a França e os franceses. Vou lutar esta batalha”, declarou.
Da Redação O Estado Brasileiro
*Com informações da RTP Internacional
Agência Brasil e Estadão
Edição: Paula Laboissière


- Candidato ao STJ solta ex-ministro de BolsonaroLiberando o bando governamental visando o Supremo…
- Desgoverno Bolsonaro tem corrupção, sim!A gangue dos pastores recomendados pelo chefe…
- Tudo sobre o suposto caso de corrupção do MECVÍDEO 11min – Bota a cara no fogo?
- O negócio da adoção contra o aborto legal1 – Juíza Zimer e promotora Alberton, de Tijucas (SC), forçaram a barra para criança pobre, de 11 anos, não abortar insinuando entrega do bebê.2 – Amarildo Oliveira, …
- Bolsonaro quer transformar o Brasil em uma VenezuelaVÍDEO – A venezualização é garantida pelo modus operandi idêntico ao de Chaves.
- Precisamos falar sobre soberaniaUma excelente reflexão sobre soberania Gabriela Prioli
- Petrobras: intervir e usá-la para promover o caos e o golpe?VÍDEO – Uma análise sob um ângulo lógico, que claramente está em andamento.
- COMBUSTÍVEIS – Tem como ABAIXAR O PREÇO???Você não reagiu a nada. Agora nem pode reclamar.
- Bolsonaro prepara o roteiro do golpe. Vai fracassar. E o custo para o Brasil será altoO já previsto fracasso de Bolsonaro
- Nao existe mandante no crime na Amazonia? Saiba toda a verdadeVÍDEO – Ele fala diretamente de lá, do olho do furacão e nos conta o que nenhuma mídia revelou.
Você precisa fazer login para comentar.