Inferno na noite. Manhã de terror

Foi o ataque mais agressivo de Israel.

“O som era muito, muito horrível”…
“Meus dois filhos acordaram e me perguntaram: ‘O que está acontecendo?’”…
“Eu disse a eles que essas são celebrações do Eid.”

Foguetes são lançados da Cidade de Gaza, controlada pelo movimento palestino Hamas, em direção a Israel MAHMUD HAMS / AFP)

Os habitantes de Gaza dizem que os ataques israelenses na manhã de quarta-feira ao longo de uma hora foram os mais intensos até agora, após uma longa noite interrompida por rodadas de retaliação.

Os habitantes de Gaza saíram às ruas na terça-feira à noite, aplaudindo os sons estrondosos de foguetes sendo disparados contra Israel poucos dias depois que a polícia israelense em Jerusalém invadiu um dos locais mais sagrados do Islã. Alguns assobiavam e cantavam.

“Vai! Vai! Vai!” eles gritaram. “Deus está com você.”

Mas na manhã de quarta-feira os aplausos pararam, enquanto os habitantes de Gaza saíam atordoados de suas casas após o que alguns descreveram como os ataques aéreos mais intensos desde as hostilidades israelenses-palestinas na fronteira, voltando no início desta semana. Depois de uma noite de ataques esporádicos, uma barragem final durou uma hora aparentemente interminável, começando por volta das 6h

Em um bairro, perto de Zeitoun e Sabra, os residentes verificaram suas casas e bairros em busca de danos e buscaram desesperadamente informações sobre onde os mísseis poderiam atacar em seguida.

“Achei que os acessos eram aleatórios”, disse Nadal Issa, 27, dono de uma loja de noivas.

O Hamas e outros militantes trocam tiros com Israel desde segunda-feira. Dezenas de palestinos foram mortos em Gaza, incluindo pelo menos 16 crianças na noite de quarta-feira, disseram autoridades; em Israel, pelo menos seis civis foram mortos, incluindo uma criança.

Em Gaza, porém, alguns disseram que nunca sentiram nada tão intenso quanto a onda de ataques israelenses ocorridos na manhã de quarta-feira.

Alguns disseram que era como se ondas de choque estivessem atingindo seu rosto e corpo, como se sua vizinhança estivesse sob ataque. Desorientados, eles cambalearam até as janelas para olhar para fora.

“Meus dois filhos acordaram e me perguntaram: ‘O que está acontecendo?’”, Disse Issa. Pensando rapidamente, ele os lembrou que o feriado que marca o fim do Ramadã estava próximo. “Eu disse a eles que essas são celebrações do Eid.”

Mas em um período em que os muçulmanos oram por perdão e um bom ano vindouro, o ciclo de retaliação ocorrendo em Israel e Gaza esta semana gerou amargura. Issa se lembra de ter ficado parado perto da janela de sua casa na terça à noite, vendo os foguetes levantarem vôo.

“Eu estava orando do fundo do coração para que os foguetes alcançassem o coração de Tel Aviv”, disse ele.

Mohammed Sabtie, um mecânico de motocicletas de 30 anos, estava entre os habitantes de Gaza que deixaram suas casas depois que os ataques aéreos diminuíram na manhã de quarta-feira para ver os danos.

“O som era muito, muito horrível”, disse Sabtie. “Era como um estado de guerra. Foi a primeira vez que ouvi algo assim. ”

Ele estava com medo? Sim, disse ele, mas também muito feliz em ver os palestinos reagindo.

“Nossas ambições não são a guerra”, disse Sabtie. “Nossas ambições são segurança e paz. Temos que fazer isso. Não queremos ser agredidos e insultados. Queremos revidar. ”

Enquanto os moradores de Gaza tentam minimizar o risco para suas famílias, eles estão cientes de que há poucos lugares na cidade lotada para encontrar abrigo, então eles se contentam com pequenos detalhes e sorte.

Alguns deixam as janelas abertas durante os ataques, para que uma vidraça não se transforme repentinamente em estilhaços. Muitos tentam descobrir de qual direção está vindo o bombardeio mais intenso e vão para uma sala mais distante. Há uma corrida por apartamentos e quartos no térreo.

E então, principalmente, eles tentam dormir, se puderem.

Na noite de terça-feira, um lojista em uma torre de escritórios estava entre os evacuados depois de ser informado por Israel que o prédio seria alvo de um ataque aéreo, disse ele. O lojista, que dirige uma casa de câmbio no prédio e pediu para não ser identificado, ficou arrasado. Ele disse que tinha ficado noivo recentemente e se endividou para pagar o casamento. Ele temia perder tudo.

Horas depois, por volta das 3 da manhã, seus temores se concretizaram: a torre foi atingida. A resposta foi quase instantânea – mais foguetes contra Israel. O velho ciclo estava se repetindo novamente: foguetes trazem ataques aéreos, ataques aéreos trazem foguetes.

Então tudo ficou quieto, estranhamente, por quase três horas. Mais uma chance de tentar dormir.

Em uma casa na manhã de quarta-feira, aquele sono agitado foi perturbado por um telefone tocando. Quem ligou era um palestino que havia partido para a Turquia e ele comentou sobre a relativa calma.

“Talvez este seja o silêncio antes da tempestade”, disse ele.

Não muito depois, os trovões dos ataques aéreos matinais atingiram sua vizinhança.

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: NYT

Compartilhe nas suas redes sociais!