Biden realizará a Cúpula do Clima nesta quinta para restabelecer a liderança dos EUA

OUÇA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS NO PORTAL 100% DIGITAL.

O presidente Biden convocará dezenas de líderes mundiais nesta semana para uma cúpula virtual sobre mudança climática, marcando não apenas um esforço para reiniciar o impulso global para enfrentar a ameaça crescente, mas também o primeiro grande gesto do novo presidente como líder mundial.

Biden está usando uma sessão de dois dias de abertura na quinta-feira – Dia da Terra – para colocar os Estados Unidos de volta na frente dos esforços para conter a mudança climática após a contenção sob o presidente Donald Trump. De forma mais ampla, Biden busca alardear que os Estados Unidos voltaram à vanguarda dos assuntos mundiais, desde o meio ambiente até os direitos humanos e a segurança global.

Mas está longe de ser certo que outras nações seguirão o exemplo se Biden prometer, como esperado, que os Estados Unidos terão como objetivo cortar emissões de forma significativa, dados os desafios logísticos e econômicos de fazê-lo. Isso torna a cúpula um risco político e diplomático.

Além disso, esta é a primeira vez que uma cúpula global foi realizada virtualmente e transmitida ao vivo ao redor do mundo, e é difícil prever o que vários líderes mundiais, especialmente aqueles que adoram fazer ajustes nos Estados Unidos, dirão quando tiverem a oportunidade.

Biden já aderiu ao acordo climático de Paris que Trump renunciou e assinou uma lista de ordens executivas para reverter as decisões ambientais e climáticas de seu predecessor. Mas autoridades, ativistas e aliados descrevem a reunião desta semana de aproximadamente 40 líderes como o primeiro grande esforço de Biden além de eliminar as políticas de Trump.

“O presidente queria convocar esta cúpula no início de sua presidência para garantir uma coordenação estreita com os principais atores da comunidade internacional e dos mais altos escalões do governo”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. “Obviamente, os Estados Unidos são um dos maiores emissores do mundo, mas também o são vários países que estarão representados.”

Ela disse que a sessão, que contará com discursos, apresentações científicas e pequenas “sessões de breakout” virtuais, abordará a inovação tecnológica, a criação de empregos e as formas de pagar pelas mudanças de longo alcance necessárias para desacelerar o ritmo das mudanças climáticas.

No entanto, os perigos para Biden são claros, enquanto a cúpula se desenrola, enquanto ele tenta conduzir os Estados Unidos à pandemia do coronavírus e navegar nas disputas com os líderes que convidou, incluindo o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping.

Biden também corre o risco de aumentar as expectativas entre aliados próximos, especialmente na Europa, que estão encantados com a reviravolta dos EUA, mas céticos sobre seus compromissos de longo prazo em um ambiente político americano volátil. A cúpula examinará maneiras de reduzir o aquecimento pelo resto desta década, um período a mais do que Biden estará no cargo.

“O resto do mundo ficou profundamente aliviado” quando Biden voltou a aderir ao acordo de Paris, disse Rachel Kyte, reitora da Escola de Direito e Diplomacia Fletcher da Universidade Tufts. “Mas o resto do mundo também sabe que os Estados Unidos têm um sistema político que significa que pode sair novamente.”

A cúpula terá pouco valor, disse Kyte, a menos que a promessa climática atualizada de Biden seja suficientemente ambiciosa. Só isso dará credibilidade ao governo para continuar pressionando outras grandes economias a fazerem o mesmo antes de uma importante conferência climática das Nações Unidas neste outono na Escócia.

“É sempre mais fácil ser capaz de dizer: ‘Faça o que fazemos, não faça o que dizemos’”, disse Kyte.

O plano agressivo esperado do governo para cortar as emissões dos EUA – provavelmente em torno de 50% até o final da década, em comparação com os níveis de 2005 – foi telegrafado por autoridades durante semanas. Basicamente, isso dobraria a meta apresentada pelo presidente Barack Obama como parte do acordo climático de 2015 em Paris.

A esperança é que uma promessa tão ambiciosa dos EUA dê a Biden e aos aliados europeus mais influência com outros países importantes, como China, Rússia, Índia e Brasil. Embora os Estados Unidos continuem sendo o segundo maior emissor do mundo, cerca de 85% das emissões globais agora vêm de outras nações.

Alguns conselheiros do Biden esperam que outros grandes emissores apareçam com promessas mais ousadas esta semana, mas não está claro se isso acontecerá.

“Este é um momento inicial crucial e é um momento para os EUA brilharem, para mostrar que estão realmente comprometidos”, disse Rachel Cleetus, diretora de política do programa de clima e energia da Union of Concerned Scientists. “Este é um momento não apenas para retórica sobre liderança. Temos que liderar pelo exemplo. ”

Seu grupo está entre um número crescente de vozes que pressionaram o governo Biden não apenas a declarar que os Estados Unidos pretendem liderar no clima, mas fazê-lo em grande estilo.

Mais de 300 empresas, incluindo Apple, Starbucks e Walmart, escreveram uma carta aberta a Biden recentemente pedindo uma promessa ousada.

Grupos ambientalistas, legisladores democratas e outros líderes mundiais expressaram expectativas semelhantes, dizendo que Biden precisa colocar os Estados Unidos em pé de igualdade com o tipo de promessas agressivas que o Reino Unido e a União Europeia já fizeram.

“Voltar [a Paris] não é suficiente. Temos que mostrar ao mundo que estamos dispostos a contribuir de forma robusta ”, que não será desfeita, disse Cleetus.

O esforço de Biden e a nova meta surgem no momento em que o presidente tenta garantir bilhões do Congresso para infraestrutura, criação de empregos e recuperação da pandemia, incluindo financiamento para algumas das mudanças práticas necessárias para o país tentar um grande corte de emissões. Dinheiro adicional também seria necessário, junto com mudanças de comportamento e prioridades para empresas, trabalhadores, famílias e governos americanos.

Um relatório climático da ONU divulgado na segunda-feira descreveu uma piora “implacável” das condições climáticas em 2020 e concluiu que a pandemia do coronavírus fez pouco para desacelerar o aquecimento do planeta.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos países que se comprometessem com uma meta semelhante à que Biden provavelmente endossará: um corte nas emissões globais de 45 por cento até 2030. “O clima está mudando e os impactos já são muito caros para as pessoas e para o planeta ”, Disse Guterres na segunda-feira.

Em uma entrevista coletiva, Guterres deu as boas-vindas a uma declaração conjunta no fim de semana que prometia cooperação EUA-China sobre mudança climática.

Os Estados Unidos e a China, os dois maiores poluidores de carbono do mundo, concordaram em abordar a mudança climática com “seriedade e urgência” durante as negociações na semana passada entre o enviado climático de Biden, John F. Kerry, e um homólogo da China.

Na Europa, a eleição de Biden foi saudada com alívio.

Por quatro anos, os europeus ficaram em grande parte sozinhos nas questões climáticas, enquanto Trump tirava os Estados Unidos de qualquer papel de liderança. Eles conversaram com Pequim sobre os objetivos potenciais, mas poucos políticos europeus sentiram que tinham muito poder sem a participação de Washington.

“Eu realmente quero dizer aos nossos amigos americanos, ‘Bem-vindos de volta, bem-vindos ao lar’”, disse o presidente francês Emmanuel Macron em dezembro, saudando os planos de Biden de voltar ao acordo de Paris.

Agora, os europeus veem uma nova chance de aproveitar o momento, especialmente porque Biden também busca consertar outras irritações dos anos Trump. Eles dizem que seus objetivos de longo prazo – descarbonizar completamente suas economias até 2050 – pela primeira vez se alinham com as ambições dos EUA, graças a Biden.

“Quando você olha para a dependência da China das exportações, você vê que se definirmos novos padrões para acessar a UE e o mercado dos EUA, os dois totalizando 40 por cento da economia global, então isso terá um impacto direto sobre China ”, disse Pascal Canfin, legislador francês que chefia o comitê de meio ambiente do Parlamento Europeu e é aliado de Macron. A China “terá que mudar seu processo para obedecer”, disse ele.

Aliados europeus saudaram o envolvimento de Kerry com entusiasmo semelhante. Ele é bem conhecido pelos líderes europeus desde sua gestão como segundo secretário de Estado de Obama. Alguns dos principais formuladores de políticas disseram que trocam mensagens de texto com Kerry sobre estratégia e acreditam ter um defensor na Casa Branca.

Kerry já começou a viajar ao redor do mundo, incluindo recentemente a China, para argumentar que o governo Biden leva a sério o retorno à luta climática em grande forma e para exortar outros países a participarem.

Algumas nações que ainda estão se industrializando relutam em assumir compromissos importantes para reduzir as emissões. Mas as autoridades europeias disseram que as forças combinadas dos Estados Unidos e da Europa terão uma influência poderosa.

“Será um grande esforço convencer outros atores importantes do mundo a fazer a coisa certa”, disse o alto funcionário do clima da UE, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, quando Kerry visitou Bruxelas no mês passado. “Mas estou absolutamente convencido de que os Estados Unidos e a Europa trabalhando juntos, podemos mover montanhas e garantir que entreguemos um clima no qual nossos filhos e netos possam viver.”

Christiana Figueres, ex-chefe do clima da ONU que supervisionou as negociações do acordo de Paris em 2015, disse que Biden já percorreu um longo caminho para estabelecer a boa fé americana ao voltar ao pacto. Fazer isso foi uma parte fundamental da plataforma da campanha presidencial de Biden para 2020.

“Por outro lado, quatro anos se passaram e, nesses anos, a ciência se tornou muito mais granular e entendemos a urgência muito mais do que entendíamos”, portanto, voltar a cumprir os objetivos de Paris não será suficiente, Disse Figueres.

A nova meta de emissões dos EUA ajudará, e a maioria das outras nações apreciará ver Biden assumir alguma responsabilidade pelo fato de os Estados Unidos terem ficado aquém no passado, disse ela.

“Todo mundo entende que a democracia tem um preço”, acrescentou ela. “Acho que, na verdade, haverá entusiasmo e gratidão pelo fato de os EUA finalmente estarem sentados à mesa dos adultos novamente.”

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: TWP – Anne Gearan/Brady Dennis/Michael Birnbaum

Compartilhe nas suas redes sociais!