Ano Novo Chinês fracassa com o aumento de casos de COVID-19

OUÇA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS NO PORTAL 100% DIGITAL.

“Reservas aéreas feitas a partir de 19 de janeiro para viagens no Ano Novo Chinês caíram 73,7 por cento em comparação com o período de férias de 2019 .”

Ano Novo Chinês

Para limitar a disseminação da COVID-19, o governo desencorajou viagens no que normalmente é a época mais movimentada do ano. Quem vai de qualquer maneira deve apresentar teste de ácido nucléico com resultado negativo nos sete dias anteriores ao retorno para casa.

Como resultado, as reservas aéreas feitas a partir de 19 de janeiro para viagens no Ano Novo Chinês caíram 73,7 por cento em comparação com o período de férias de 2019, de acordo com dados da empresa de análise de viagens ForwardKeys fornecidos à Reuters.

A ForwardKeys não forneceu dados de 2020, dizendo que os primeiros dias do surto de COVID-19 distorceram os números.

As reservas caíram 57,3% em relação a 2019 em 1o de janeiro, com a situação se deteriorando devido a surtos, levando a restrições mais rígidas.

Pequim relatou novos casos de COVID-19 por 11 dias consecutivos e o número de casos em todo o país, embora minúsculo para os padrões da maioria dos países ocidentais, está em níveis máximos em 10 meses.

Muitos funcionários que trabalham para empresas estatais ou agências governamentais foram instruídos a não viajar sem a aprovação da gerência, informou a mídia estatal.

Algumas pessoas que já compraram passagens aéreas estão pensando em cancelar.

“Já reservei uma passagem, mas ainda não me decidi”, disse Kathy Qi, uma funcionária de escritório de Henan de 29 anos em Pequim.

A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) disse na terça-feira que os passageiros que compraram passagens para voos programados de 28 de janeiro a 8 de março têm direito a reembolso total, já que o governo busca reduzir o fluxo populacional durante o Ano Novo Chinês.

Um relatório do provedor de dados de aviação Variflight prevê uma redução de seis milhões de viagens durante o Ano Novo Chinês como resultado da exigência de teste COVID-19 e regras de quarentena doméstica, com cerca de 50 por cento dos viajantes provavelmente cancelando.

Os preços dos ingressos, normalmente em seu pico durante o ano novo chinês, despencaram. Em 25 de janeiro, as passagens aéreas vendidas no Qunar.com, uma plataforma de viagens online com sede em Pequim, custavam em média 651,36 yuans (US $ 100) durante o feriado, o nível mais baixo em cinco anos, disse a empresa na segunda-feira.

Na China, a capacidade das companhias aéreas domésticas havia se recuperado para os níveis de 2019 no final do ano passado, quando quase não havia casos, embora os preços das passagens continuassem baixos.

A ForwardKeys disse que os viajantes reservaram passagens mais tarde do que o normal, com 61% dos chineses fazendo isso quatro dias antes da partida, de março a dezembro do ano passado, ante 52% em 2019.

“Esta é a única estatística que dá alguma esperança para as viagens neste Ano Novo chinês, já que a pressa nas reservas de última hora é uma possibilidade definitiva se o recente surto for controlado em breve”, disse o porta-voz da ForwardKeys, David Tarsh.

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: CNA / Reuters