Índia x China: confronto de tropas na fronteira causa novas vítimas

OUÇA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS NO PORTAL 100% DIGITAL.

“Cerca de 100.000 soldados dos exércitos indiano e chinês estão agora enfrentando passagens inóspitas nas montanhas em temperaturas abaixo de zero…”

Fronteira Índia/China – confronto – foto AFP

China e Índia, que travaram uma guerra de fronteira em 1962, culpam-se mutuamente pelo aumento das tensões e cada uma despejou dezenas de milhares de soldados extras nas zonas de fronteira.

NOVA DELI – Tropas indianas e chinesas entraram em confronto ao longo da disputada fronteira com o Himalaia, de acordo com a mídia e relatórios militares na segunda-feira, enquanto Pequim intensifica silenciosamente a pressão contra seu vizinho do sul com novas incursões em território reivindicado por ambos os lados.

Os detalhes sobre o último conflito continuam nebulosos e as autoridades indianas minimizaram os eventos. A mídia indiana e analistas militares independentes disseram que o confronto aconteceu há vários dias e que soldados de ambos os lados ficaram feridos, embora nenhuma morte tenha sido registrada.

O Exército indiano disse apenas que um “confronto menor” ocorreu na semana passada no norte de Sikkim, um montanhoso estado indiano que faz fronteira com a China.

O confronto foi “resolvido pelos comandantes locais de acordo com os protocolos estabelecidos”, dizia um comunicado do Exército indiano, sem explicar como o confronto ocorreu ou se alguém ficou ferido.

As autoridades chinesas foram ainda mais caladas. Em entrevista coletiva programada regularmente na segunda-feira, Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, enfatizou que os dois lados estão mantendo conversações militares. Hu Xijin, editor do Global Times, um tablóide nacionalista controlado pelo Partido Comunista, chamou as reportagens de “notícias falsas” e disse que pequenos atritos ocorrem com frequência .

Embora os detalhes sejam escassos, os relatos de um confronto mostram que as tensões ainda estão fervendo entre os dois gigantes asiáticos, que travaram uma guerra em 1962 e, desde então, se olham com cautela através de sua fronteira não resolvida. A tensão explodiu em junho, quando tropas de ambos os países se envolveram em uma briga mortal ao longo da fronteira da região de Ladakh, no norte da Índia.

Nenhum tiro foi disparado nessa batalha, decorrente do entendimento tácito de que nenhum dos lados ao longo da tensa fronteira do Himalaia deveria usar armas de fogo. Ainda assim, a morte de mais de 20 soldados indianos e de um número desconhecido de soldados chineses expôs a crescente agressividade de ambos os países, governados por líderes nacionalistas com pouco incentivo político para recuar .

Cerca de 100.000 soldados dos exércitos indiano e chinês estão agora enfrentando passagens inóspitas nas montanhas em temperaturas abaixo de zero apenas na região de Ladakh, estimam especialistas militares.

Desde o verão, os dois lados tentaram aliviar as tensões . Mas na Índia, o governo do primeiro-ministro Narendra Modi está enfrentando relatos de que a China está longe de invadir terras em disputa.

Este mês, NDTV, um canal de notícias indiano, revelou que a China criou uma nova aldeia no território que a Índia reivindica em outro estado montanhoso fronteiriço, Arunachal Pradesh. Imagens de satélite mostram fileiras perfeitas de dezenas de novas casas que foram construídas no que era uma encosta vazia há dois anos.

O relatório NDTV de novas estruturas construídas na árida área montanhosa é difícil de verificar de forma independente. Dois funcionários do governo indiano em Arunachal disseram que os chineses construíram recentemente aldeias em áreas disputadas ao longo da fronteira, em locais que costumavam ter apenas alguns postos militares remotos.

“Onde o exército vivia, alguns civis também começaram a morar lá”, disse DJ Borah, um alto funcionário distrital baseado naquela área.

Quando questionados sobre a nova aldeia, funcionários do Ministério das Relações Exteriores da Índia referiram-se a uma declaração dada à NDTV na qual o ministério disse que estava ciente do recente relatório e que “a China empreendeu essa atividade de construção de infraestrutura nos últimos anos. ”

Líderes do principal partido de oposição da Índia criticaram Modi por permanecer calado sobre o assunto. “A China está expandindo sua ocupação em território indiano”, disse Rahul Gandhi, o líder do partido, o Congresso Nacional Indiano, no Twitter .

As autoridades chinesas não negam que há novas aldeias na área. Mas eles dizem que essa área fica na China.

“A construção normal da China em seu próprio território é inteiramente uma questão de soberania”, disse Hua Chunying, porta-voz do ministro das Relações Exteriores chinês, neste mês.

Líderes locais em Arunachal Pradesh entrevistados pelo The New York Times disseram que as forças chinesas estão lenta, mas constantemente, cortando pequenos pedaços do território indiano, muito parecido com a estratégia que a China mostrou no Mar do Sul da China e ao longo de sua fronteira com o Butão . Os analistas militares chamam isso de corte de salame.

“Longju costumava ser nossa terra”, disse Chatung Mra, gerente de banco, usando o nome local para a área geral onde hoje fica a vila chinesa. “Nossos antepassados ​​moraram lá.”

“Nós nos sentimos muito mal, mas o que podemos fazer?” Sr. Mra perguntou. “Não podemos lutar contra eles.”

A área em questão fica no sopé do Himalaia e a mais de 2.400 quilômetros de Nova Delhi, a capital. Mapas oficiais indianos mostraram que a área de Longju fica a vários quilômetros dentro da Índia, disseram os líderes locais que visitaram perto da área disputada. Mas a China, eles disseram, o controlou efetivamente desde 1959.

Nos últimos anos, eles disseram, a China se envolveu em uma enxurrada de projetos de construção ao longo da fronteira e tornou inacessíveis áreas que antes eram acessíveis para as pessoas do lado indiano.

A campanha de infraestrutura chinesa, disseram os líderes locais, ultrapassou em muito o que a Índia tem feito e foi eficaz na absorção de áreas disputadas na China.

“Nosso lugar ficava a cinco ou seis quilômetros de Longju”, disse Tungpo Mra, um líder do Mra, um grupo étnico local. “Agora tudo isso está sob o controle da China.”

Taro Bamina, o secretário-geral de um grupo de jovens de Arunachal, ficou especialmente frustrado e ajudou a organizar um protesto na semana passada que incluiu centenas de manifestantes em Daporijo, uma cidade-mercado de Arunachal.

“Esta é nossa pátria mãe”, disse Bamina. “Queríamos dizer ao governo da Índia. ‘Por que você não cuidou disso?’ ”

O que os líderes locais estão relatando em Arunachal é semelhante ao que os líderes locais em Ladakh relataram a mais de 2.000 milhas de distância. Nos últimos anos, de acordo com os líderes do Ladakh, a China intensificou os projetos de construção ao longo da fronteira com a Índia, que ziguezagueava por passagens nas montanhas e nunca foi marcada. O resultado é que a China pode mover tropas – e civis – para as fronteiras muito mais rápido do que a Índia.

Os comandantes militares chineses e indianos continuam a manter conversações ao longo da fronteira disputada na região de Ladakh. Nesse ínterim, os pastores Ladakhi reclamaram que tiveram que perseguir veículos chineses que cruzaram descaradamente para a Índia.

Sushant Singh, pesquisadora sênior do Centro de Pesquisa de Políticas de Nova Delhi e veterana do Exército indiano, disse que o último confronto em Sikkim, uma área onde a Índia esperava ter uma vantagem estratégica por ter mais tropas, sugeriu que as tensões aumentariam enquanto o solo descongela.

“Se você vir isso à luz de tudo o que está acontecendo”, disse Singh, “significa que, no próximo verão, estaremos diante de uma situação muito tensa”.

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: NYT/CNA/Reuters