Índia: envio da vacina de Oxford para o Brasil será iniciado

#AstraZeneca #Serum

OUÇA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS NO PORTAL 100% DIGITAL.

Envio de 2 milhões de doses de imunizante contra a Covid-19, adquiridas pela Fiocruz, iniciará neste 22 de janeiro.

Reuters – Segundo declaração do secretário de Relações Exteriores da Índia, as primeiras remessas de doses serão enviadas para o Brasil e Marrocos nesta sexta-feira, 22, desenvolvido pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca e foram fabricadas no Instituto Serum da Índia, o maior produtor de vacinas do mundo e abastece diversos continentes.

O governo indiano enviou vacinas para países vizinhos, como Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e o arquipélago de Seicheles, deixando o Brasil fora da lista, o que preocupou, pois o governo indiano havia suspendido a exportação de doses até iniciar a campanha de imunização dentro do país, no último fim de semana. O Brasil ficou sem qualquer informação sobre a data do envio.

Harsh Vardhan Shringla, Secretário das Relações Exteriores da Índia, afirmou que a distribuição comercial do imunizante começará a partir desta sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro do País, Narendra Modi, de que a capacidade de produção indiana serviria à toda humanidade para combater a pandemia.

“Eu sigo com essa visão. Nós respondemos positivamente aos pedidos por fornecimento de vacinas feitas na Índia de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse. “O fornecimento de quantidades comercialmente contratadas começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, que serão seguidos pela África do Sul e a Arábia Saudita.”

Numa visível falta de coordenação, sem qualquer comunicado oficial, na semana passada, um avião chegou a ser enviado para buscar o material, mas parou em Recife antes de cruzar o Atlântico, por não ter a confirmação por parte do governo indiano que o produto seria fornecido.

O Brasil aguarda o envio de 2 milhões de doses de vacinas adquiridas pela Fiocruz.

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: Agência Reuters