Trump inicia uma guerra dentro da igreja – evangélicos lutam contra o que se tornaram

OUÇA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS NO PORTAL 100% DIGITAL.

Após uma semana de caos trumpista, os evangélicos brancos lutam contra o que se tornaram.

EUA – Capitólio.

“Nas últimas 72 horas, recebi várias ameaças de morte e milhares e milhares de e-mails de cristãos dizendo as coisas mais desagradáveis ​​e vulgares que já ouvi sobre minha família e ministério. Fui rotulado de covarde, traidor, traidor do Espírito Santo e xingado pelo menos 500 vezes. ”

Este é o começo de uma postagem no Facebook de domingo pelo pregador conservador Jeremiah Johnson. Em 7 de janeiro, um dia após a invasão do Capitólio, Johnson emitiu um pedido público de desculpas, afirmando que Deus removeu Donald Trump do cargo por causa de seu orgulho e arrogância, e para humilhar aqueles, como Johnson, que o apoiaram fervorosamente.

A resposta foi rápida e cruel. Como ele disse naquele post posterior do Facebook, “Fiquei pasmo com a enxurrada de contínuas teorias de conspiração sendo enviadas a cada minuto em nossa direção e com o puro ódio sendo liberado. Para minha grande tristeza, estou convencido de que partes do movimento profético / carismático são muito MAIS DOENTES do que eu jamais poderia ter sonhado. ”

Isso é o que está acontecendo dentro do cristianismo evangélico e dentro do conservadorismo agora. Como disse um conservador amigo meu, cristão, existe conflito dentro de cada família, dentro de cada congregação, e pode levar gerações para se recuperar.

Por um lado, há aqueles que estão dobrando para baixo em seu fanatismo Trump e sua ilusão de que uma presidência de Biden destruirá a América.

“Repreendo a notícia em nome de Jesus. Pedimos que esse falso lixo tenha um fim ”, pregou o pastor conservador Tim Remington do púlpito em Idaho no domingo. “São as mentiras, o comunismo, o socialismo.”

O violento Know-Nothingism, que sempre percorreu a história americana, é mais uma vez uma torrente, ameaçando mais violência nos dias que virão.

Por outro lado, muitos apoiadores de Trump foram abalados ao ver uma multidão sacrílega tocando música pop cristã e gritando “Hang Mike Pence”. Houve deserções e dúvidas. O Rev. Samuel Rodriguez, que fez uma oração na inauguração de Trump, disse a sua congregação no domingo: “Todos devemos nos arrepender, até mesmo a igreja precisa se arrepender”.

John Hagee, pastor do Texas, que apoiava Trump, declarou: “Este foi um ataque à lei. Atacar o Capitol não era patriotismo, era anarquia ”.

Depois de permanecer basicamente nivelado por quatro anos, os índices de aprovação de Trump caíram cerca de 10 pontos em várias pesquisas em uma semana. A peça mais popular no site da Christianity Today é intitulada, “Nós adoramos com os magos, não com o MAGA”. No mundo do conservadorismo secular, a página editorial do The Wall Street Journal pediu que Trump renunciasse. Dirigindo-se aos apoiadores de Trump, o conservador apresentador de talk show Erick Erickson escreveu : “Tudo – desde a invasão do Capitólio a pessoas sendo mortas e redes sociais banindo você a corporações que não dão dinheiro a você – tudo é uma consequência lógica de vocês mentirem implacavelmente por dois meses e aproveitando os patriotas americanos. ”

Uma característica central do Trumpismo é que ele o força a trair todos os outros compromissos que você possa ter: com a verdade, caráter moral, o Sermão da Montanha, princípios conservadores, a Constituição. Na derrota, algumas pessoas finalmente não estão dispostas a sacrificar tudo o mais no altar de Trump.

A divisão que estamos vendo não é teológica ou filosófica. É uma divisão entre aqueles que se desligaram da realidade e aqueles que, embora de direita, ainda estão no mundo real.

Portanto, não é um argumento. Você não pode discutir com pessoas que têm seus próprios fatos separados. Você não pode ter uma discussão com pessoas que estão perturbadas pela raiva eufórica do que Erich Fromm chamou de narcisismo de grupo – o rugido impensado daqueles que acreditam que seu grupo superior está sendo poluído por grupos estranhos.

É uma luta pura pelo poder. As armas dessa luta são a intimidação, o assalto verbal, as ameaças de morte e a violência, reais e retóricas. Os mobbists da terra da fantasia têm uma vantagem porque gostam de usar essas armas, enquanto seus companheiros cristãos querem apenas levar suas vidas.

O problema é: como você vai religar as pessoas à realidade?

David French, o escritor cristão conservador que lutou na guerra do Iraque, diz que a maneira de construir um Partido Republicano são é pegar emprestada uma página do manual de contra-insurgência: Separe os insurgentes da população.

Isso significa processar os desordeiros, acusar o presidente e não tolerar o ciberterrorismo dentro de uma comunidade ou congregação.

Outros precisam ser lembrados das regras básicas para perceber a realidade. Eles precisam ser lembrados de que toda verdade é a verdade de Deus; essa investigação fortalece a fé, que é uma auto-idolatria narcisista pensar que você pode criar sua própria verdade com base no que você “sente”. Provavelmente, haverá pastores e líderes locais que modelam e admiram o raciocínio baseado em evidências, lutando com ideias.

À esquerda, líderes e organizações surgiram para defender o inquérito aberto, para enfrentar as turbas de cancelamento. Eles começaram a mudar as normas.

O problema da direita é muito pior. Mas vimos que a irracionalidade é uma besta voraz. Se não for confrontado, ele devora não apenas seu partido, mas também sua nação e sua igreja.

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: NYT – com David Brooks
Autor de “The Road to Character” e, mais recentemente, de “The Second Mountain”.