«

»

A Colômbia se levanta e vai às ruas inspirada na luta dos brasileiros

colombia-protestoMilhares vão às ruas em protesto contra presidente da Colômbia
Inspirados na reação do povo brasileiro, a Colômbia vai às ruas contra o comunismo e mostra que o fim da esquerda na América Latina está próximo, com a extinção dos déspotas que ainda sobrevivem.

O exemplo da força de um povo insatisfeito começou no Paraguai, estendendo-se para a Argentina, Brasil, Venezuela e, agora, o povo colombiano também se levanta, demonstrando que o medo acabou, apesar da repressão imposta pelos que acreditavam na perpetuação de seus domínios sobre a população que aparentava submissa.

Mais de vinte cidades colombianas presenciaram, neste sábado (2), manifestações contra o atual governo do presidente Juan Manuel Santos.

Milhares foram às ruas de cidades como Bogotá, Medelín e Cartagena com o mote “Não mais”.

Um dos líderes do movimento foi o ex-presidente do país Álvaro Uribe, que esteve em Medelín.

A crítica à forma como o presidente Santos tem conduzido as negociações de paz com os dois maiores grupos guerrilheiros de esquerda no país é uma das razões que levaram os colombianos às ruas. Também há reclamações de perseguição política aos opositores do presidente.

O jornal colombiano “El Tiempo” afirma que são mais de dez os motivos que mobilizaram a população. O jornal não informa o número total de integrantes da marcha; cita que foram 5 mil pessoas em Bucaramanga, 2.500 em Cali, 2.000 em Pereira e 600 em Santa Marta.

A popularidade de Santos é baixa no momento, e a população colombiana está pessimista sobre a possibilidade de paz com os grupos de guerrilha, segundo apontaram pesquisas de opinião recentes.

O ex-presidente Uribe tinha uma linha mais dura com relação aos guerrilheiros, com apoio do governo americano. Sua administração, no entanto, foi acusada de ligações com grupos paramilitares de direita.

com ASSOCIATED PRESS

Link permanente para este artigo: http://oestadobrasileiro.com.br/a-colombia-se-levanta-e-vai-as-ruas-inspirada-na-luta-dos-brasileiros/

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

Deixe uma resposta